FEMINA
A FEMINA é uma oficina comunitária de bicicletas de e para todas as mulheres (*mulheres, pessoas trans, não-binárias).
Desde Abril de 2019 são realizadas sessões mensais de e para mulheres (ou pessoas que se identifiquem como tal) com o objectivo de as encorajar a ter, a reparar e a andar de bicicleta. Esta actividade pretende também desmistificar a conotação tradicional do espaço de uma oficina e respectivas ferramentas, oferecendo um espaço seguro e sem preconceitos para que possam aprender em conjunto a reparar a sua bicicleta, capacitando-as para um novo ofício.
Se tens uma bicicleta e não sabes repará-la; se sabes repará-la e não tens ferramentas; se procuras alugar, comprar ou montar uma bicicleta; ou simplesmente procuras um espaço confortável e um convívio em torno da bicicleta, aparece numa sessão da FEMINA: um espaço que pretende capacitar e encorajar as pessoas a ter, reparar e andar de bicicleta.
PERGUNTAS FREQUENTES
QUANDO É QUE HÁ FEMINA?
Todas as últimas quintas do mês, das 18h às 20h.
ONDE?
Na Rua de São Bento nº 246, Lisboa.
É PRECISO INSCRIÇÃO PRÉVIA?
Não, basta apareceres.
QUEM PODE FREQUENTAR A CICLOFICINA FEMINA?
A oficina está aberta a todas as mulheres, pessoas trans e não-binárias.
COMO FUNCIONA UMA SESSÃO DE CICLOFICINA FEMINA?
Ao apareceres na FEMINA podes usar as ferramentas que existem na cicloficina para arranjar a tua própria bicicleta, ou aprender com outra bicicleta disponível, com ajuda das pessoas voluntárias da FEMINA.
TENHO DE LEVAR BICICLETA?
Não obrigatoriamente - podes aparecer para tirar dúvidas, aprender ou ajudar no arranjo de outras bicicletas disponíveis.
O QUE SIGNIFICA PESSOA TRANS / NÃO-CIS?
Transgénero, ou trans, é a designação abrangente para pessoas que não se identificam com o género que lhes foi atribuído à nascença.
Cisgénero, ou cis, geralmente é designado como as pessoas que se identificam com o género que lhes foi atribuído à nascença.
O QUE SIGNIFICA PESSOA NÃO-BINÁRIA / NB?
Não-binário, ou NB, é uma identidade que algumas pessoas adotam porque não se identificam como sendo exclusivamente homem ou mulher. Pessoas não-binárias podem identificar-se como mulher e homem, algures entre os dois ou mesmo completamente fora dessas categorias.
Não-binário inclui identidades mais abrangentes como agénero, bigénero,queer ou género fluído.
NÃO SEI NADA DE MECÂNICA, POSSO PARTICIPAR?
Na FEMINA encorajamos todas as pessoas a expressar as suas dúvidas, ideias ou opiniões. Seja qual for o grau de conhecimento, queremos que se sintam confiantes a aprender, a reparar e a andar de bicicleta na cidade.
QUAL É O PREÇO DAS REPARAÇÕES NA FEMINA?
A FEMINA é um projeto voluntário; não cobramos pelas reparações, convidamos as pessoas a contribuir com doações em dinheiro ou em peças que já não precisem.
MANIFESTO
Esta é a Femina, uma cicloficina organizada por - e dedicada exclusivamente a - mulheres (todas), pessoas trans e não-binárias. Este é um espaço seguro, de ambiente descontraído, de igual para igual, e sem preconceitos.
Este é também um espaço confortável onde podemos aprender a reparar bicicletas, sujar as mãos, resolver problemas, ou apenas conviver em torno da bicicleta.
Somos mulheres, pessoas trans e NB, não-cis. Sabemos reparar bicicletas, temos força suficiente para apertar um parafuso, e não gostamos que nos tirem as ferramentas das mãos.
Encorajamos quem nos chega a expressar as suas dúvidas, ideias ou opiniões. Queremos que se sintam confiantes a reparar e a andar de bicicleta na cidade.
Este lugar é teu, com ou sem bicicleta!