FEMINA

A FEMINA é uma oficina comunitária de bicicletas de e para todas as mulheres (*mulheres, pessoas trans, não-cis).

Desde Abril de 2019 são realizadas sessões mensais de e para mulheres (ou pessoas que se identifiquem como tal) com o objectivo de as encorajar a ter, a reparar e a andar de bicicleta. Esta actividade pretende também desmistificar a conotação tradicional do espaço de uma oficina e respectivas ferramentas, oferecendo um espaço seguro e sem preconceitos para que possam aprender em conjunto a reparar a sua bicicleta, capacitando-as para um novo ofício.

Se tens uma bicicleta e não sabes repará-la; se sabes repará-la e não tens ferramentas; se procuras alugar, comprar ou montar uma bicicleta; ou simplesmente procuras um espaço confortável e um convívio em torno da bicicleta, aparece numa sessão da FEMINA: um espaço que pretende capacitar e encorajar as pessoas a ter, reparar e andar de bicicleta.



MANIFESTO

Esta é a Femina, uma cicloficina organizada por - e dedicada exclusivamente a - mulheres (todas), pessoas trans e não-binárias. Este é um espaço seguro, de ambiente descontraído, de igual para igual, e sem preconceitos.

Este é também um espaço confortável onde podemos aprender a reparar bicicletas, sujar as mãos, resolver problemas, ou apenas conviver em torno da bicicleta.

Somos mulheres, pessoas trans e NB, não-cis. Sabemos reparar bicicletas, temos força suficiente para apertar um parafuso, e não gostamos que nos tirem as ferramentas das mãos.    

Encorajamos quem nos chega a expressar as suas dúvidas, ideias ou opiniões. Queremos que se sintam confiantes a reparar e a andar de bicicleta na cidade.

Este lugar é teu, com ou sem bicicleta!

APOIOS

CONTACTOS